Conectado por

Municípios

Com anúncio de reajuste, litro do combustível já custa mais de R$8 em postos de Belém; saiba como denunciar


Compartilhe:

Publicado por

em

Após anúncio feito pela Petrobras sobre o reajuste de preços de gasolina, diesel e gás de cozinha, válido a partir desta sexta-feira (11), o Procon Pará encontrou, ainda na noite desta quinta (10), preços abusivos durante fiscalização em postos de combustíveis de Belém. Muitos postos tiveram grandes filas para abastecer.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), responsável por mediar a fiscalização, a ação buscou averiguar reclamações de consumidores contra estabelecimentos comerciais que já haviam aplicado, de forma indevida, o reajuste no preço.

Procon fiscalizou postos de combustíveis em Belém no dia em que a Petrobras anunciou aumento de preços. — Foto: Gerlando Kinger / Ascom Sejudh

Procon fiscalizou postos de combustíveis em Belém no dia em que a Petrobras anunciou aumento de preços. — Foto: Gerlando Kinger / Ascom Sejudh

A Petrobras anunciou na quinta-feira (10) a elevação do preço da gasolina e do diesel, em meio à disparada dos valores do petróleo. A alta será de 18% para a gasolina, e de quase 25% para o diesel. Além disso, o preço do botijão de gás sofreu aumento de 16%.

Em um dos postos fiscalizados, segundo o órgão, a gasolina ultrapassava o valor de R$ 8 o litro.

“Nós vamos deixar aqui um auto de infração para que, em um prazo de 10 dias, o proprietário possa justificar o preço praticado hoje”, informou o fiscal Edson Costa.

 

O consultor de venda de máquinas Sairon Mendes já sente os impactos do aumento nos combustíveis e teme os abusos.

“Tem que fiscalizar, porque nós, como consumidores, vamos ter que pagar. É uma fiscalização que precisa acontecer, uma vez que vamos pagar mais caro pelo combustível comprado com outro preço”, comentou.

Como denunciar

 

As denúncias ao Procon Pará sobre postos de combustíveis que estejam com preços acima da média dos praticados ou qualquer outra infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) podem ser feitas pelo canal de atendimento, Disque 151, ou indo direto à sede da Diretoria, na tv. Lomas Valentina, no bairro da Pedreira.

De acordo com o órgão, basta informar o problema, indicar o endereço do estabelecimento e, se possível, mostrar foto comprovando a irregularidade.

G1.globo.com

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com